A importância dos exames ocupacionais é bem conhecida pela maioria dos gestores. No entanto, além daqueles já determinados para os trabalhadores em geral, existe um conjunto de exames complementares indicados de acordo com a função do trabalhador e os riscos aos quais ele é submetido durante o exercício profissional.

Embora ocupem uma dimensão importantíssima na área de Saúde Ocupacional pelo seu potencial de prevenir problemas, mesmo que os trabalhadores ainda não apresentam queixas, esses procedimentos nem sempre são muito conhecidos.

E você? Conhece os principais exames complementares para funcionários? Sabe quem determina a necessidade de realizá-los? Então fique atento às informações que selecionamos para tirar suas dúvidas quanto a essas questões!

Por que realizar exames complementares?

O ambiente de trabalho pode estar repleto de riscos ocupacionais, sejam eles de natureza biológica, física, química, ergonômica ou a possibilidade de acidentes.

A descrição desses riscos, identificados no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) da empresa, é utilizada para que o médico do trabalho defina quais são os exames necessários para detectar possíveis problemas causados por eles à saúde dos funcionários.

Portanto, ao propor a sua realização, a empresa toma uma medida para que essas doenças sejam prevenidas ou detectadas em sua fase inicial ou pré-clínica, garantindo a saúde e o tratamento apropriado ao colaborador.

Cada função exige exames complementares específicos.

Quais são os principais exames complementares?

Quando se trata de saúde ocupacional, os exames complementares mais comuns são:

  1. Audiometria: é uma triagem que detecta possíveis perdas auditivas de um funcionário. Deve ser realizada por trabalhadores que exercem sua atividade profissional em ambientes cuja pressão sonora ultrapasse limites definidos por uma norma do Ministério do Trabalho.
  2. Espirometria: esse procedimento mede a quantidade e a velocidade do ar que o trabalhador consegue expirar e inspirar, sendo capaz de detectar problemas pulmonares. Deve ser realizado por funcionários expostos a poeiras em seu ambiente de trabalho, como pintores, serralheiros, jateadores, entre outros.
  3. Radiografias: identificam alterações nas condições dos órgãos internos do paciente. A recomendação do exame depende da função executada pelo trabalhador.
  4. Eletrocardiograma (ECG): através de eletrodos, as ondas elétricas emitidas pelas contrações do coração são captadas e analisadas. Por isso, ele pode detectar um padrão de funcionamento anormal nessas ondas cardíacas.  Deve ser realizado por funcionários que trabalham em altura, que dirigem veículos motorizados, manipulam determinadas máquinas ou têm contato com eletricidade.
  5. Eletroencefalograma (EEG): também realizado através de eletrodos, esse exame detecta anormalidades nas ondas cerebrais. É recomendado aos funcionários que trabalham em altura, dirigem veículos motorizados e profissionais que trabalham confinados.
  6. Acuidade visual: é o exame que determina se o trabalhador possui qualquer problema de visão que possa acarretar riscos a si mesmo, aos companheiros de trabalho e ao patrimônio da empresa. Deve ser realizado por todos os funcionários da empresa.
  7. Exames laboratoriais: a maioria desses exames é realizada através da análise da urina, fezes ou sangue do paciente, que podem revelar a ocorrência de doenças ou outras condições clínicas. São solicitados pelo médico, dependendo dos riscos que o funcionário encontra em seu ambiente de trabalho.
  8. Avaliação psicossocial ou exame psicotécnico: define o comportamento padrão de uma pessoa ou grupo e suas reações diante de situações rotineiras ou extraordinárias. É indicado para vigilantes, operadores de máquinas, motoristas e outros trabalhadores que precisam manter atenção contínua.

A periodicidade da realização dos exames complementares é definida pelo médico do trabalho, de acordo com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), levando em conta os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos e sua condição de saúde particular.

Exames complementares são fundamentais para promover a saúde e o bem-estar dos funcionários. No entanto, há muitas outras facilitar o cuidado com o capital humano da empresa.

Leave a reply